Perfil da Raça Spitz Alemão

O Spitz Alemão, também, conhecido como Lulu da Pomerânia, possui a origem da Alemanha, da região Pomerânia. Existem três variações da raça: gigante, standard e o miniatura. Eles chegaram a Europa por meio dos vikings. Os cães de porte médio eram usados para atividades de pastoreio e os outros dois (standard e o miniatura) eram considerados cães de companhia. A raça foi citada pela primeira vez na literatura alemã por volta de 1450.

A cabeça dos cães da raça Spitz Alemão apresenta tamanho médio, o stop é moderadamente marcado e o focinho não é muito longo, mas harmoniosamente proporcional ao tamanho da cabeça. Seus olhos de tamanho médio tem forma alongada, são ligeiramente oblíquos e de coloração escura. As pequenas orelhas tem um característico formato triangular e pontudo, são portadas eretas, inseridas altas e relativamente próximas uma da outra. A pelagem é dupla, com um longo pelo externo, reto e separado, com subpelo curto, grosso e lanoso. 

Sua expansão pelo mundo ocidental deveu-se principalmente ao fato de terem caído nas graças da realeza britânica. Os primeiros cães da raça chegaram à Inglaterra na bagagem da rainha Charlotte, esposa do rei George III. No entanto foi com a paixão de sua neta, ninguém menos que a Rainha Victoria, que os Pomerâneas ganharam destaque, especialmente a partir de do século 19, quando foram aceitos pelo The Kennel Club.

Os pelos apresentam variedades de cores bem diferentes, e de acordo com o padrão estabelecido pela FCI (Federação Cinológica Internacional) os pelos são aceitos em muitas cores.
São cães de pequeno porte e podem ser criados em apartamento. Eles precisam de pequenas atividades físicas diárias, ou seja, os passeios são essenciais. O Spitz Alemão é muito ligado à família, sobretudo ao dono. Gostar de estar na companhia de todos o que ama .

– É excelente como cão de companhia e também de guarda, apesar de seu tamanho.

– Está quase sempre alegre e bem humorado. São simpáticos e animados.

– É muito dócil, calmo e fiel aos donos. Com relação aos estranhos, costuma ter um temperamento mais atendo e desconfiado.

– Gosta muito de companhia, logo, pode apresentar tristeza caso fique algum tempo sozinho (precisam ser treinados para estas situações).

– São ativos e independentes.

– É um cachorro muito esperto e inteligente, a Inteligência é o principal ponto forte no temperamento do Spitz Alemão é um cão muito expressivo, demonstrando com clareza o que deseja. Pode aprender com facilidade uma série de comandos e truques , e figura na posição de número 23 entre as raças de cães mais inteligentes do mundo. Sua natureza territorial indica que o adestramento destes cães deve ser iniciado quando o animal ainda é um filhote, simplificando o treinamento e aumentando o nível de obediência e lealdade do cachorro.